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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa: trabalhos possíveis com tecnologias disponíveis

Autores:
Eliza Adriana Sheuer Nantes (UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, PPGENS/UNOPAR - Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias) ; Antonio Lemes Guerra Junior (UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar) ; Juliana Fogaça Sanches Simm (UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar) ; Maria Gorett Freire Vitiello (PPGENS/UNOPAR - Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior )

Resumo:

Este trabalho socializa um projeto cujo objetivo é investigar os pressupostos teóricos e metodológicos sobre letramento digital e metodologias ativas aplicáveis à área de linguagens. A investigação, em parceria com o Núcleo Regional de Ensino de Londrina, consistirá, em sua fase inicial, no mapeamento dos recursos tecnológicos existentes em escolas da rede pública estadual de Londrina-PR, a fim de elaborar e aplicar, no contexto da educação básica, propostas pedagógicas voltadas ao ensino de Língua Portuguesa, com base em metodologias ativas. O direcionamento da pesquisa é aos professores, por isso objetiva-se propor, na fase final do projeto, a oferta de um encontro de formação para o uso de metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa, com vistas ao desenvolvimento de competências relacionadas ao letramento digital. Tal projeto se justifica, tendo em vista que a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) aponta para a necessidade de se utilizar a tecnologia na esfera escolar, propiciando ao aluno o desenvolvimento dos letramentos necessários para mobilizar os recursos tecnológicos para a aprendizagem. Para isso, é preciso que o professor adquira competências relacionadas ao letramento digital. A ancoragem epistemológica será embasada em autores que versam sobre a relação entre metodologias ativas, ensino e tecnologia, com abordagem metodológica da pesquisa qualitativa. Para esta comunicação, socializaremos os resultados parciais deste estudo, como o relato das reuniões para fundamentação, instrução e preparação dos professores da rede para o uso de metodologias ativas, bem como alguns exercícios de aplicação prática desse modelo de ensino junto a esses docentes. Resultados já identificados, por meio de atividades realizadas pelos pesquisadores do grupo de pesquisa, têm convergido para a necessidade de formação dos educadores para o uso dessas metodologias, tendo em vista a inevitabilidade de, no ensino atual, envolver os alunos no processo de aprendizagem de forma ativa e comprometida.


Agência de fomento:
FUNADESP E CAPES