USOS DE NÓS E A GENTE NA REGIÃO NORTE MATO-GROSSENSE | Autores: Neusa Inês Philippsen (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso) |
Resumo: Neste estudo, propusemo-nos a refletir sobre os usos pronominais efetuados no norte de Mato Grosso/Brasil. Para tanto, utilizamo-nos de recursos teórico-metodológicos da Dialetologia pluridimensional que permitiram que documentássemos os pronomes que estão sendo utilizados nesse espaço em análise, com destaque ao olhar apurado que lançamos às dimensões diatópica, diafásica, diastrática, diagenérica e diassexual. Os principais referenciais teóricos que fundamentaram este trabalho foram Thun (1996, 1998, 2000, 2005), à compreensão da Dialetologia pluridimensional, Coseriu (1979, 1980, 1982, 1992), à utilização da concepção de norma em uso, e Muller (1968), à adoção da estatística linguística, ainda que devidamente adaptada à especificidade deste estudo. O recolhimento dos corpora se fez por meio da aplicação do questionário morfossintático (QMS) do ALiB, mais especificamente do subgrupo Pronome, para o qual são dedicadas dez questões (23 a 32), a vinte estudantes distribuídos em duas faixas etárias, de 18 a 40 anos e de 13 a 15 anos. Além dessa aplicação, coletamos, por meio da assertiva “Eu gostaria que você contasse um acontecimento marcante da sua vida”, narrativas livres destes informantes. Os dados recolhidos dessa pesquisa in loco juntaram-se às narrativas livres coletadas por Philippsen (2013) com vinte pioneiros, todos com mais de 50 anos, residentes em quatro cidades: Sinop, Santa Carmem, Vera e Cláudia. Os resultados apreendidos foram transpostos a tabelas, quadros, gráficos e cartogramas, na sequência, tecemos considerações analíticas sobre as preferências pronominais efetuadas no norte de Mato Grosso. Nesta apresentação, esboçaremos tão somente os resultados que encontramos sobre os usos de nós e a gente no norte de Mato Grosso. Por sua vez, compreendemos que esta pesquisa descritiva, analítica e reflexiva dos empregos pronominais na região, pode contribuir com os estudos de abordagens dialetológicas, de gramática em uso e com o ensino-aprendizagem tanto do português local quanto do português brasileiro.
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