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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM AVANÇADA: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DESENVOLVIDAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES SURDOS ATRAVÉS DO AEE NO ENSINO SUPERIOR.

Autores:
Sebastiana Almeida Souza (UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo:

Esta pesquisa almeja apresentar práticas de leitura e escrita desenvolvidas no Laboratório de Aprendizagem Avançada (LAA), cujo objetivo é oportunizar aos estudantes surdos matriculados e egressos no curso de Letras Libras Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso, o atendimento educacional especializado, pois estes apresentam dificuldades no campo semântico e, consequentemente, na escrita, impedindo seu desenvolvimento no processo de aprendizagem em algumas disciplinas, especificamente aquelas que envolvem o uso da Língua Portuguesa. Em face disso, e por acreditarmos nas potencialidades e habilidades destes, é que iniciamos o atendimento referente ao ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, numa perspectiva enunciativo-discursiva, buscando, através do desenvolvimento das práticas pedagógicas, atender as necessidades dos estudantes no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Ressalta-se que as atividades desenvolvidas tratam de conteúdos e temas diversos, abrangendo o domínio educacional e interpessoal, baseando-se no encontro do eu e do outro (as palavras do eu pelas contrapalavras do outro), favorecendo a compreensão e fixação dos conteúdos aplicados e desenvolvidos em diversas atividades nos encontros semanais no Laboratório. O estudo, em andamento, está sendo desenvolvido através da pesquisa-ação, fundamentado no arcabouço teórico de Bakhtin e o Círculo e nas contribuições de Vygotsky sobre aprendizagem na perspectiva sócio-histórica. Os conceitos bakhtinianos sobre interação, linguagem, alteridade e signo ideológico constituem o eixo condutor desta pesquisa, uma vez que aquilo que se pretende no LAA é obter uma metodologia para o ensino da Língua Portuguesa, em uso, como segunda língua para estudantes surdos. Participam como sujeitos nove estudantes surdos, além da pesquisadora. Como resultados parciais, apontaremos aqui aqueles que consideramos mais relevantes: aprendizagem significativa dos estudantes em sala de aula comprovada em produções textuais mais consistentes em outras disciplinas, desenvolvimento de uma metodologia que desenvolva o sentido da palavra nos diversos contextos de forma diferenciada e construtiva.