Grammatica elementar da lingua portugueza e Grammatica secundaria da lingua portugueza, de Manuel Said Ali: como figuram as ideias linguísticas em uma gramática pedagógica e uma gramática de referência do início do século XX | Autores: Cínthia Cardoso de Siqueira (USP - Universidade de São Paulo) |
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar como se configuram uma gramática pedagógica e uma gramática de referência no primeiro quartel do século XX. Para tanto, propomo-nos a realizar uma análise comparativa entre as obras Grammatica elementar da lingua portugueza e Grammatica secundaria da lingua portugueza, de autoria de Manuel Said Ali Ida (1861-1953), publicadas originalmente em 1923, com o intuito de identificar as aproximações e os distanciamentos entre elas e, desse modo, compreender o que as diferencia essencialmente. Fundamentando-nos na perspectiva teórico-metodológica do filósofo, historiador e cientista da linguagem Sylvain Auroux (2008; 2009), estabelecemos um método de perseguição de causas que provocaram a diferenciação entre as obras e de efeitos delas resultantes, relacionando tais aspectos ao horizonte de retrospecção do autor de forma a examinar como suas ideias linguísticas figuram em cada uma das referidas obras. Os resultados parciais indicam que, além da diferença entre os objetivos específicos de cada uma das obras gramaticais em análise, notam-se também mudanças no conteúdo, na forma composicional e no estilo. Assim sendo, com vistas a investigar como se dá a construção dos conhecimentos sobre a língua portuguesa na longa duração do tempo, este trabalho inscreve-se, especificamente, no campo da História das Ideias Linguísticas.
|
|