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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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Fanfiction: o panorama da produção nacional e os jovens autores/leitores enquanto protagonistas do processo de letramento literário

Autores:
Ayane Camila de Araújo Silva (UFRR - Universidade Federal de Roraima)

Resumo:

Este trabalho visa a apresentação sucinta dos resultados do projeto iniciado na disciplina de Teoria da Literatura I e posteriormente aprovado no Programa de Iniciação Científica (PIBIC). Fanfiction é um gênero novo que vem ganhando cada vez mais espaço entre os jovens leitores. Na maioria dos casos, os escritores de fanfic (ficwriters) têm como principal inspiração as histórias lançadas pela indústria cultural (livros, filmes, animes etc) com a introdução de artistas sejam bandas, cantores, atores etc. Com a descentralização do cânone permitiu-se que enfoques antes periféricos fossem abordados na literatura, e a fanfic é um gênero que nasce na esteira desse movimento. Para a construção do panorama e uma reflexão do papel das fanfics no chamado “letramento literário” dos jovens leitores, são utilizadas as teorias de letramento feitas por Soares (2006) e Cosson (2009). No percurso de negação do cânone, surgem algumas fanfics que optam por travar um diálogo com obras clássicas/canônicas da literatura universal, como é o caso das obras que compõem nosso corpus: Orgulho e Preconceito - Newtmas Version, escrita por LadyNewt e honeycersei, produzida a partir da obra homônima de Jane Austen; Hard Girl,de itscupcake e fuckatheryn, que tem como texto-fonte A Megera Domada, de William Shakespeare; e Bienvenue Mon Chéri, escrita por luanagrings, retomada de Romeu e Julieta, também de Shakespeare. Objetivamos como escopo a análise comparativa das obras citadas, objetivando a análise da valoração estética das fanfictions nascidas de textos consagrados. É de fato necessária a observação do caráter pedagógico da produção/consumo das fanfictions, uma vez que frequentemente é a partir dessas histórias que os jovens passam a consumir literatura e até mesmo produzi-la, sendo, portanto, fundamental a discussão do uso deste gênero/método de produção em sala de aula enquanto um importante aliado para despertar o interesse pela leitura/produção textual.