Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Percepções docentes sobre o ensino da língua portuguesa na Base Nacional Comum Curricular

Autores:
Leonardo Cardoso Moreira (FACULDADE FREIRE - FACULDADE FREIRE)

Resumo:

Percepções docentes sobre o ensino da língua portuguesa na base nacional Comum Curricular

A base nacional Comum Curricular, doravante bnCC, vem sendo amplamente debatida no âmbito  educacional e acadêmico. No que tange a área de linguagens, mais especificamente à disciplina Língua Portuguesa, os estudos realizados apresentam uma analise crítico - reflexiva sobre os preceitos teóricos materializados no documento.  O estudo realizado por Azevedo e Damasceno (2017) revela que a BNCC apresenta imprecisões e lacunas que prejudicam a orientação e formação de professores, em como a produção de material didático de Língua Portuguesa. Souza e Baptista (2017)  defendem que a bnCC deva ser amplamente debatida e que sejam garantidas ao contexto escolar as condições mínimas para a aplicação de seus conteúdos.

Em suma, as pesquisas realizadas até o presente momento trazem uma analise teórica a cerca dos preceitos materializados na bnCC. nesse processo de mudanças, urge a necessidade de ouvir aquele que executará o documento na prática: o professor.  Dessa forma, este trabalho tem como objetivo investigar  a pratica e o discurso do professor de Língua Portuguesa  dos aos iniciais  sob o prisma da bnCC.

Para alcançar o objetivo proposto, este estudo seguirá os moldes da abordagem de pesquisa qualitativa, tendo como participantes quatro professores dos anos iniciais, de quatro escolas distintas do município de Francisco Morato, São Paulo.


Agência de fomento:
Faculdade Freire