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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Menino de columbita e menina de tantalita: reflexão sobre elementos químicos, cultura afro-brasileira por meio do texto literário

Autores:
Samara Melo Valcacer (IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul)

Resumo:

No ano de 2003, foi sancionada a Lei 10639/03 de Diretrizes e Bases da Educação, incluindo no currículo oficial, a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana. Contudo, mais de dez anos após sua criação, pouco deste tema tem sido inserido no currículo escolar do modo significativo e interdisciplinar. Tendo em vista os problemas do cumprimento da lei e a importância de apresentação e debate sobre o tema nas salas de aulas, a presente comunicação oral objetiva refletir sobre os conteúdos de Química, Geografia, Histórica, Literatura e Linguística. Para tanto, será utilizado o conto Menino de Columbita e Menina de Tantalita de autoria do bolsista PIBIC-EM/CNPq do IFMS (Campus Corumbá), Antonio Jorge Pinho de Mattos, cujo trabalho está inserido na pesquisa Literalizando os metais pesados: estudo de elementos químicos por meio do texto literário, contemplada pelo Edital 035/2017 da PROPI – Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação. Serão levados em consideração os estudos de Moreira (2009), sobre processo educativo; Chassot (1990) e Silva (2013), no que se refere ao estudo de Química; Gomes (2011) com suas contribuições sobre experiência étnico-cultural para formação de professores e descolonização de currículo; e de Cândido (1995) por trazer importantes elucidações, ao dizer que a Literatura é um instrumento poderoso de instrução e educação. Além disso, a fim de demonstrar os resultados finais da pesquisa, o relatório final de atividades do coordenador, da co-orientadora e do bolsista da presente pesquisa será utilizado para apontar os resultados alcançados, bem como a contribuição sobre o tema para o presente simpósio.