O ENSINO DE PORTUGUÊS POR MEIO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Graci Leite de Moraes[1]
Muitos professores consideram que pontuação é apenas para pausar um texto, ou seja, um conjunto de sinais que auxiliam a leitura, principalmente em voz alta. Também muitas vezes ensinado de forma descontextualizada tornando desinteressante ao aluno, visto apenas normativo; e deste modo observamos até nossos alunos universitários com muita dificuldade em estruturar um parágrafo e com dificuldade de interpretar até sua própria escrita. O ensino da pontuação é muito importante . Para o professor Evanildo Bechara (1999) os sinais de pontuação são de suma importância para a comunicação e deve ser objeto de estudo. Se observarmos os livros didáticos adotados nas escolas, veremos que a maioria deles apresenta a pontuação como memorização de regras. A entonação, o ritmo sintático da fala, o ritmo semântico, pouco se usa. A pontuação é sempre vista em frases estruturais, com isso vemos as dificuldades que os alunos têm em compreender aquilo que lê e as dificuldades da escrita em questões discursivas. Portanto ver a pontuação no texto como fato responsável pela produção de sentido mostra-se distante , visto não ultrapassar o limite da frase. Sabemos que o texto não é um amontoado de frases desconexas, e sim um todo organizado, no qual as frases se relacionam coerentemente no plano micro e macrotextual e a pontuação do texto faz parte essencial para isto; e em contato com a escola a qual foi feita a pesquisa de mestrado , estamos propondo um trabalho com as turmas do ensino fundamental no sentido de auxiliar estes alunos de como melhorar a pontuação em suas produções por meio de relatos de experiência da comunidade familiar e escolar.
Palavras-Chave: Ensino. Língua Portuguesa. Comunidade. Escola .
[1] Professora Ms da UNEMAT, campus de Sinop MT. E-mail: luzgraci@yahoo.com.br