(AT 209)
O Ensino de Português como Língua Mundial nos Estados Unidos: Proficiência, Desempenho e 3 Modos de Comunicação Dentro e Fora da Sala de Aula
Celia Bianconi, Boston University
Sílvia Ramos Sollai, Florida State University
Motivar alunos a permanecer na língua alvo pode ser um grande desafio durante interações na sala de aula, algo ainda mais intangível fora da sala de aula para professores. A literatura mostra que o comprehensible input (insumo compreensível, tradução livre) da Teoria de Aquisição de Segunda Língua de Krashen (1981) contribui muito para aquisição espontânea, utilização fluente, e desenvolvimento da competência comunicativa. Porém, o conceito de enhanced input (insumo melhorado, tradução livre) de Schmidt (1992) que eleva a interação na língua alvo de comunicativa para intercultural.
De acordo com o 2012 American Council on the Teaching of Foreign Language Guidelines, performance é a prática de habilidades previstas por um currículo escolar, enquanto proficiência aponta o progresso da comunicação em situações reais. Em suma, o desempenho é ensaiado e a proficiência é espontânea (ACTFL Guidelines, 2012). Por isso, a proficiência serve como uma ferramenta mensurável de evidência do que o aprendiz pode fazer com a língua na vida real, o que nos leva a favorecer a utilização de material autêntico, criado para falante nativo e sem cortes ou adaptações para outros públicos (Benson & Nunan, 2005). A autenticidade vem do reconhecimento da língua portuguesa e da cultura lusófona como pluricêntricas. No panorama mundial de ensino multilíngue e multicultural, a língua portuguesa constitui-se uma língua de comunicação internacional (Da Silva, 2014; Mendes, 2014; Reis, 2015; Soares da Silva, 2010). Os resultados de nossa pesquisa apresentam amostras dos três modos de comunicação: Interpretativo, Interpessoal, e Expositivo que auxiliam na alavancagem (e possível superação) dos níveis de proficiência e de desempenho esperados.
Palavras chave: Insumo compreensível, competência comunicativa, proficiência, desempenho