Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Curso de escrita acadêmica: uma experiência no viés da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa

Autores:
Karin Claudia Nin Brauer () ; Suzanny Pinto Silva (PUCSP - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO)

Resumo:

A presente proposta de comunicação tem como objetivo socializar a descrição e interpretação do fenômeno a construção de um desenho de curso sobre escrita acadêmica, cujo objetivo foi contribuir com o desenvolvimento da escrita, em língua portuguesa, de graduandos do curso de Eletrônica Automotiva, de uma universidade pública no estado de São Paulo. Os aportes teóricos utilizados para o desenvolvimento do curso foram a Epistemologia da Complexidade (MORIN, 2003, 2009, 2011), o Design Educacional Complexo (FREIRE, 2013), concepções de leitura, texto e gêneros textuais (KOCH, 2014) e Lazzarin (2016), para a elaboração das atividades de apoio ao desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos. Durante o curso foram registrados, por meio de textos escritos as ocorrências, sugestões, impressões e encaminhamentos que poderiam atender as necessidades das designer-pesquisadoras (professores) e dos alunos.  A organização e interpretação dos  textos receberam tratamento hermenêutico-fenomenológico complexo, a partir da perspectiva de Freire (1998, 2007, 2008, 2009, 2010, 2012, 2017). Para a interpretação foram utilizados os registros textuais desenvolvidos durante o curso, assim como os diários de campo das proponentes do curso. A interpretação do curso, sob a ótica das designer-pesquisadoras, revelou os temas: interação, construção, atenção, empenho, colaboração e ensino que compreendem o fenômeno; assim como a reflexão dos participantes acerca do curso realizado, proporcionou às professoras-pesquisadoras momentos reflexivos sobre o desenvolvimento do curso e dos traços complexos existentes no processo ensino e aprendizagem.