Poster
| A educação linguística no ensino de Língua Portuguesa: uma experiência de ensino e aprendizagem interpretada sob o viés complexo
| Autores: Suzanny Pinto Silva (UEPA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) ; Karin Claudia Nin Brauer () |
Resumo: Esta proposta de trabalho sobre ensino de língua portuguesa tem como objetivo apresentar a descrição e interpretação de um projeto de ensino desenvolvido por alunos de um Curso de Licenciatura em Letras, de uma universidade pública no estado do Pará, cujo público alvo foram alunos de uma escola estadual de ensino médio. Trata-se de um conjunto de atividades desenvolvidas a partir de um subprojeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), na área de Língua Portuguesa. O projeto foi construído com base nos pressupostos de Educação Linguística e ensino de Língua Portuguesa (PALMA; TURAZZA, 2014), gêneros textuais (MARCUSCHI, 2002) e a Epistemologia da Complexidade (MORIN, 2011, 2014). A ideia norteadora do projeto reside na necessidade do desenvolvimento da reflexão dos alunos acerca do uso da língua, para além dos conhecimentos lexicais e gramaticais. Para demonstrar as situações ocorridas pretende-se apresentar os indícios, pistas e via (s) de um trabalho docente interpretado à luz da Epistemologia da Complexidade. O desenvolvimento do projeto revelou que as certezas e previsibilidades comuns em propostas de ensino podem sucumbir à posturas e atitudes menos rígidas e fragmentadoras quando os caminhos e escolhas tomadas na produção do conhecimento compreendem o aluno como um sujeito do conhecimento que constitui e é constituído pela linguagem.
Agência de fomento: CAPES |
|