Em se tratando sobre o ensino de Língua Portuguesa, a escola deve construir um currículo vivo visando a emancipação do sujeito e sua atuação nas práticas sociais. Sendo assim, este trabalho visa estimular práticas em sala de aula sob a perspectiva dos multiletramentos, entendidas como usos sociais de leitura e escrita, dos alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do curso Computação Gráfica, de modo que sejam habilidades necessárias a elaboração de uma programação e, consequentemente, o funcionamento da rádio escolar numa escola de educação básica.
Tem-se como objetivo proporcionar práticas de leitura e escrita sob o viés dos multiletramentos por meio da Rádio, numa abordagem didático-pedagógica, a fim de ampliar o nível de proficiência discursiva dos alunos do Curso Médio Técnico em Computação Gráfica; diagnosticar os níveis de leitura através da escala de proficiência do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE); analisar o desempenho dos alunos nas habilidades avaliadas; criar oficinas de leitura e escrita, a partir da integração de diferentes mídias digitais e impressas, visando a formação do leitor crítico; construir um plano de ação para o funcionamento da rádio numa escola de educação básica modalidade Educação Profissional Técnica.
Resultados esperados: Melhoria do nível de proficiência de leitura e escrita dos alunos envolvidos; Revitalização da Rádio da escola.