Pintura e fotografia: as convergências em Os Retirantes de Cândido Portinari e uma imagem de Êxodo de Sebastião Salgado | Autores: Rosane Gallert Bet (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso) |
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de significação e consequentemente o processo narrativo de duas obras de texto não verbal: Os Retirantes de Candido Portinari, e uma fotografia de Sebastião Salgado na sua obra Êxodo, buscando articular a forma do conteúdo com a forma de expressão. Sabendo que Portinari viveu o auge do modernismo brasileiro e sempre retratou através da sua arte as questões sociais da sua época e Sebastião Salgado, através da arte fotográfica, reconhecido mundialmente, protesta contra a violação da dignidade humana por meio da pobreza, da guerra e injustiças sociais, ambos têm como temática o ser humano. Para análise destas obras, teremos o apoio teórico da semiótica greimasiana, bem como as contribuições de Pietroforte, Walty, Fonseca e Cury, Carvalhal, Lotman, Chkloswski e Candido, buscando as convergências das obras através do plano de conteúdo, já que de acordo com Lotman, “A arte é um meio de comunicação. Ela realiza incontestavelmente uma ligação entre um emissor e um receptor”. Assim, busca-se pensar e refletir sobre o sentido da existência humana através da arte, que cria sentidos complexos, pois cada elemento é um elemento de sentido. Este trabalho é resultado dos estudos da disciplina de Literatura e outras linguagens: relações intersemióticas, ministrada pela professora Dra. Adriana Lins Precioso no mestrado do PPGLetras da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), tendo como orientador o professor Dr. Henriqque Roriz AArestrup Alves.
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