A ESCRITA CRIATIVA E A PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ESTÍMULO À ESCRITA E À LEITURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Autores: Adauto Locatelli Taufer (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo: Esta comunicação contempla a pesquisa de pós-doutorado que se propõe a investigar processos de escrita criativa e escrita de roteiros destinados à produção de curtas-metragens por estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (UFRGS). Os objetivos estão relacionados: à pesquisa de estratégias de ensino – centradas na produção de curtas-metragens – que despertem o interesse do adolescente pelas práticas de escrita criativa, pela leitura e pela aula de Língua Portuguesa/Literatura; à compreensão das especificidades que há entre as linguagens literária e cinematográfica; à percepção das relações que existem entre as narrativas literária e fílmica; e ao fomento do interesse do adolescente pela leitura por meio do cruzamento entre literatura e cinema. Alguns pressupostos teóricos de Tenório (2017), de Gonzaga e Tutikian (2015), de Gerbase (2012), de Stam (2008), de Bosi (2002), por exemplo, alicerçam a investigação voltada ao estímulo da prática da escrita criativa e à leitura associada à escritura de roteiros e à produção de curtas-metragens. A discussão empreendida por esses teóricos abarca: modos e processos da escrita criativa; resistência à leitura e às aulas de Língua Portuguesa/Literatura por parte de muitos adolescentes; e modos de transposição da narrativa literária à fílmica. Quanto ao método, prevê-se a realização de sondagem acerca dos hábitos de escrita e de leitura com apresentação da proposta aos estudantes, que se organizará deste modo: exercícios individuais de escrita criativa, divisão em grupos de até dez integrantes, exercícios de escrita criativa coletiva, seleção de textos dos estudantes feita por eles próprios, escritura dos roteiros a partir da seleção realizada, filmagem dos curtas-metragens e realização de nova sondagem. Acredita-se que as práticas de escrita criativa associadas à escrita de roteiros e à produção fílmica se configuram como um meio de despertar o apreço do adolescente pela escrita, pela leitura e pela aula de Língua Portuguesa/Literatura.
|
|