Expectativas de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva discente | Autores: Jardeni Azevedo Francisco Jadel (UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro) |
Resumo: Apesar de as teorias atuais de ensino preconizarem que a leitura e a escrita são processos que se constroem nas práticas sociais, sabe-se que o foco do trabalho, na escola, ainda é, muitas vezes, compreendido como simples extração de informações contidas na superfície do texto ou nas características formais de um gênero. O resultado desse distanciamento revela-se ora pela reclamação do professor sobre o desinteresse dos estudantes ora pela desmotivação deles pela falta de respostas para o significado pleno das atividades escolares. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é conhecer e refletir sobre as expectativas de aprendizagem dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental no que diz respeito à prática da leitura e da escrita. A base teórica é constituída principalmente por Cavalcanti (2010), Lerner (2002), Solé (1998), Geraldi (1997), dentre outros e o instrumento principal da pesquisa se traduz no questionário aplicado aos alunos sobre as suas percepções, a partir do que acontece na sala de aula. Acreditamos que, para que se construa uma versão de leitura e de escrita significativa é preciso propor modos de conciliar os objetivos institucionais com os objetivos pessoais dos alunos, de modo a guiá-los em seu percurso de aprendizes, desenvolvendo as habilidades referentes a sua formação como leitores-escritores.
|
|