Relato de experiência: A escrita como processo e as etapas da produção de texto na escola
Kely Cristina Gonçalves Nicacio
Objetivos: Demonstrar a importância das etapas da produção textual para que a escrita faça sentido ao aluno e, assim, produzam textos de qualidade.
Os alunos têm de saber o que querem dizer, para quem escrevem e qual é o gênero que melhor exprime essas ideias. Devem, então, “escrever de verdade para leitores igualmente verdadeiros”. Segundo Brandão:
Essa visão da linguagem como interação social, em que o outro desempenha papel fundamental na constituição do significado, integra todo o ato de enunciação individual em um contexto mais amplo, revelando as relações intrínsecas entre o linguístico e o social. (BRANDÃO, 2004, p. 8)
Metodologia: Tornar natural o fato de que para produzir textos escritos é fundamental seguir um processo que envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revisar e reescrever.
Se faz necessário envolver os alunos em situações reais nas quais hajam um interesse concreto e garantia de leitores. A mídia e a tecnologia são ferramentas importantes no processo motivador.
- Temas tratados em outras disciplinas que utilizem produção textual dinâmica como a paródia, tirinhas, Ensino Híbrido;
- Registros de memórias de família elaborados usando narrativas de aventura, relatos, crônicas, histórias em quadrinhos.
- Críticas sociais e de direitos e deveres fazendo uso de leituras e produções de textos de opiniões, textos jornalísticos, textos normativos, debates;
- Pleitear benefícios frente a direção da escola promovendo discussões de ideias e mediação de acordos;
Resultados da experiência: Os alunos a partir do momento que percebem fazer sentido suas produções tornam-se protagonistas.
Conclusão: Toda produção textual onde envolve tecnologia, mídia, um interesse concreto e garantia de leitores conquista a grande maioria dos alunos.
Palavras-chave: Textos, etapas, mídia, tecnologia, ensino híbrido.