Estudo do ensino da oralidade e de gêneros discursivos orais na BNCC | Autores: Letícia Jovelina Storto (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná ) |
Resumo: A língua falada possui características específicas, decorrentes do vínculo estabelecido entre falante e ouvinte, próprio da interação face a face.
Diferentemente do que pode considerar o senso comum, a produção e a
recepção do texto oral é complexa, uma vez que o planejamento e a execução
ocorrem quase simultaneamente. Essa complexidade se contrapõe também a
afirmações que julgam a língua falada como uma modalidade sem regras,
informal, em contraponto à língua escrita. Assim, seu ensino deve estar
pautado em uma concepção dialógica e interacionista da linguagem, verificando a oralidade como uma modalidade de uso da língua com características e regras próprias, diferentes daquelas da escrita, mas não em uma perspectiva dicotômica, e sim dentro de um continuum. Logo, este trabalho tem como objetivo examinar o ensino da oralidade e de gêneros discursivos orais na Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), área de Língua Portuguesa. Para tanto,
recorreu-se à pesquisa documental, à Análise de Conteúdo e à pesquisa
bibliográfica, essa centrada nos estudos da Análise Dialógica do Discurso e nos trabalhos do Círculo de Bakhtin. A análise do documento revela uma visão
interacionista e dialógica da linguagem/oralidade, todavia a língua falada ainda é muito estudada em relação à escrita, subordinando aquela a essa modalidade de uso da língua. Vale ressaltar, contudo, que o documento apresenta importante avanço no que tange à concepção e ao conceito de oralidade e dos gêneros orais.
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