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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Língua Portuguesa a Estudantes Surdos: Uma Proposta de Ensino

Autores:
Letícia Jovelina Storto (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná )

Resumo:

Embora a proposta de uma escola inclusiva tenha começado na década de 70 a nível mundial e, no Brasil, em 1994 influenciada pela Declaração de Salamanca, a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua das comunidades surdas brasileiras no Brasil só foi oficialmente obtida a partir da Lei Federal nº 10.436/2002 regulamentada pelo Decreto n° 5.626 de 22/12/2005. Esse reconhecimento resultou principalmente dos movimentos sociais das comunidades surdas no país juntamente com publicações acadêmicas que reiteravam o status linguístico da Língua Brasileira de Sinais. Apesar disso, pesquisas mostram que os professores da área de linguagens têm dificuldade para incluir alunos surdos em suas atividades pedagógicas. Nesse contexto, mediante as atuais condições linguísticas e educacionais de alunos surdos matriculados em escolas regulares sob a ótica dos documentos oficiais, este trabalho objetiva propor uma sequência de atividades para o ensino de língua portuguesa como segunda língua a estudantes surdos. Para tanto, como metodologia, foi empregada a pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado que abordam o tema em análise, além da pesquisa documental em decretos, legislações nacionais e internacionais que regulamentam o ensino da segunda língua a estudantes surdos. A sequência está fundamentada nos estudos em Análise Dialógica do Discurso.


Agência de fomento:
CAPES