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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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A ABORDAGEM DA METÁFORA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA ADOTADOS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Autores:
Urandi Rosa Novais (UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo:

Com base nos pressupostos teóricos de Lakoff e Johnson (1986), o presente trabalho tem por objetivo trazer a campo algumas discussões acerca da abordagem da metáfora nos livros didáticos de Língua Portuguesa adotados no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Levando em consideração o CODAP/UFS enquanto uma escola laboratório para desenvolvimento e aplicação de novas práticas pedagógicas, essa investigação se fez necessária para analisar se o material didático adotado tem considerado os estudos da Linguística Cognitiva que toma a metáfora enquanto um elemento da cognição humana e um importante instrumento no processo de conceptualização, abarcando as nossas experiências sensório-motoras, como também a nossa história e demais aspectos socioculturais. A realização desse trabalho se deu com a análise dos livros didáticos usados nas turmas dos 7º anos do Ensino Fundamental II e 1ª séries do Ensino Médio, essa escolha se deu pelo fato de serem essas as turmas cujos manuais didáticos abordam o tema metáfora. Foram recolhidos as definições e exemplos presentes para análise e reflexão, sendo que os dados levantados, bem como as discussões propostas estão baseadas nos estudos de Lakoff e Johnson (1986), Paiva (1998), Almeida (2015), Lenz (2013), Salomão (1999), entre outros estudiosos. Com esse estudo podemos perceber o quanto o material didático adotado, embora sirva como um bom suporte pedagógico, ainda precisa ser complementado para atender a visão atualizada de estudos da metáfora, para não abordá-la apenas enquanto um elemento de retórica, ratificando a importância da postura do professor pesquisador enquanto um analista crítico do material pedagógico que utiliza, como também no desenvolvimento de estratégias que supram as lacunas do manual didático adotado, principalmente quando se trata de um Colégio de Aplicação onde futuros professores desenvolvem práticas de estágio entre tantas outras atividades acadêmicas.