Poster
| Percursos para o ensino da leitura em propostas curriculares oficiais | Autores: Alana Cerqueira Paranhos Capitó (UFRPE – UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns) ; Elaine Rodrigues de Souza Silva (UFRPE – UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns) ; Relton Ricacio da Silva Cordeiro (UFRPE – UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns) |
Resumo: O presente trabalho, ainda inicial, tem por objetivo analisar os encaminhamentos teóricos e metodológicos para o ensino da leitura, no ensino fundamental, como propostos em dois referenciais curriculares de circulação nacional. Como fundamento teórico da análise, são relevantes os estudos de Marcuschi (2008), Coracini (2002), Kleiman (1997), Solé (1998), entre outros autores que abordam diferentes aspectos do ensino da leitura. O corpus de estudo é constituído pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), textos oficiais para o ensino de língua portuguesa, no Brasil, o que caracteriza a pesquisa como uma análise documental, sob enfoque qualitativo. Os procedimentos metodológicos são marcados pelas seguintes etapas: i) Revisão bibliográfica dos estudos sobre o ensino da leitura, dos autores citados; ii) Levantamento das orientações dos PCN sobre o eixo da leitura; iii) Levantamento das orientações da BNCC sobre o eixo da leitura; iv) Análise comparativa das orientações teórico-metodológicas para o ensino da leitura, entre os PCN e a BNCC. As contribuições futuras do estudo estarão voltadas para a formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa, no tratamento da leitura, como objeto de ensino na educação básica, pelo conhecimento das estratégias de leitura que os docentes devem desenvolver com seus alunos, em seu trabalho pedagógico proporcionando-lhes diferentes práticas de leitura de textos diversificados, como orientam os documentos curriculares analisados.
|
|