Apesar de ter ainda pouca tradição na linguística do português, a dialetometria produziu já resultados relevantes no estudo de variedades de Portugal e do Brasil (e.g. Brissos, Gillier & Saramago 2017; Brissos & Saramago 2018), impondo-se como uma metodologia a considerar na análise do número significativo de atlas linguísticos que a dialetologia brasileira tem vindo a concretizar. Esta comunicação prossegue a linha de investigação em dialetometria do português do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e apresenta a dialetometrização da componente lexical do ALAM – Atlas Linguístico do Amazonas (Cruz 2004), que contém 150 cartas semântico-lexicais e, por isso, fornece massa crítica suficiente para uma análise deste tipo. O estudo replicará inteiramente a metodologia utilizada por Brissos & Saramago 2018 para a Região Sul do país, o que significa que: (i) fará uma análise exaustiva dos dados lexicais do ALAM; (ii) determinará, a partir desses dados, os principais grupos dialetais do português contemporâneo do Amazonas; (iii) porá as variedades do Amazonas em confronto com as variedades padrão de Brasil e Portugal, permitindo inferir eventuais nexos históricos na constituição do português do Amazonas em particular e do Brasil em geral.
Referências:
Brissos, Fernando, Raïssa Gillier & João Saramago (2017): «Variação lexical açoriana: estudo dialetométrico do Atlas Linguístico-Etnográfico dos Açores», em Álvarez de la Granja, María, Ana Boullón Agrelo & Ernesto González Seoane (eds.), Aproximacións á variación lexical no dominio galego-portugués. Monografia 11 da Revista Galega de Filoloxía, pp. 11-28. Disponível online em http://illa.udc.es/rgf/monografias.html.
Brissos, Fernando & João Saramago (2018): «Análise dialetométrica do Atlas Linguístico-Etnográfico da Região Sul do Brasil: variação lexical», em Carrilho, Ernestina, Ana Maria Martins, Sandra Pereira & João Paulo Silvestre (orgs.), Estudos linguísticos e filológicos oferecidos a Ivo Castro. No prelo.
Cruz, Maria Luiza de Carvalho (2004): Atlas Lingüístico do Amazonas. 2 vols., tese de doutoramento inédita, UFRJ.