GÊNEROS TEXTUAIS DA ESFERA FAMILIAR ENQUANTO MOTIVADORES NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autora: Luzileide Santos
Orientadora: Ilmara Valois
Resumo: Este trabalho configura-se numa proposta de leitura a partir de gêneros textuais encontrados na esfera familiar, tendo como principais sujeitos envolvidos alunos com dificuldades de leitura do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola situada no município de Dom Macedo Costa - BA. Trata-se de uma pesquisa-ação em andamento que parte do seguinte problema: de que forma o trabalho com os gêneros encontrados no contexto familiar (rótulos e receitas culinárias) pode contribuir para o desenvolvimento a competência leitora de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental? Dessa forma, a presente pesquisa, tem como principal objetivo desenvolver a competência leitora dos alunos a partir de gêneros textuais encontrados na esfera familiar para que possam estabelecer relações intertextuais e reconhecer aspectos de intergenericidade enquanto recursos textuais importantes para o processo de formação leitora e compreensão. Diante disso, considerando os gêneros textuais fenômenos históricos profundamente vinculados à vida social e cultural do indivíduo, como assegura Marcuschi (2010), defende-se que o trabalho em sala de aula com os gêneros encontrados na esfera familiar permitirá com que o aluno reconheça sua própria casa como um ambiente leitor, atribuindo sentido para leitura em sua vida. A base teórica desta pesquisa está pautada nas concepções de leitura, gêneros textuais, intertextualidade e intergenericidade postuladas respectivamente por Solé (1998), Marcuschi (2010), Bakhtin (1997), Antunes (2017) e Koch (2007). Assim, diante da realização de um trabalho de leitura a partir de textos encontrados em situações comunicativas reais, espera-se que habilidades de leitura sejam desenvolvidas para que haja a formação de sujeitos autônomos e proficientes, visto que estão inseridos numa dimensão interacional e discursiva da língua.
Palavras - chave: Competência leitora; Gêneros textuais; Esfera familiar.