A LITERATURA DIGITAL COMO POTENCIALIZADORA DE AULAS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II | Autores: Fernanda Karyne de Oliveira (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) ; Simone Dália Gusmão Aranha (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba) |
Resumo: Este estudo advém de discussões realizadas em decorrência de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB/Campus I, sob o título “Softwares de aplicação como incentivo à leitura de gêneros da literatura digital”. Trata-se de um recorte que tem como objetivo investigar de que maneira a literatura digital pode potencializar aulas de leitura de alunos do ensino fundamental II. Para fundamentar essa análise, recorreu-se ao seguinte aporte teórico: Mestre (2017), Spalding (2012), Chartier (1988) e outros autores. Sobre esta pesquisa, já foi feito o levantamento do estado da arte sobre o referido tema, e verificou-se que os trabalhos, em nível de pós-graduação, ainda não mencionam o uso da literatura digital como estratégia pedagógica significativa para as aulas de língua portuguesa, empreendendo, portanto, outros vieses de investigação, que não o enfocado no presente estudo. Mesmo ainda em fase de execução, já é possível atestar que as possibilidades oferecidas por este tipo de literatura, por agregar recursos semióticos oferecidos pelo ciberespaço, necessitando, portanto, de conhecimento e prática de outras habilidades de leitura na sala de aula. Nesse sentido, deve-se enaltecer a importância da escola repensar as suas práticas atuais, vislumbrando uma prática pedagógica que impulsione os alunos a capacidade de atuar numa sociedade marcada por tecnologias digitais.
|
|