PRODUÇÕES POÉTICAS A PARTIR DA MÚSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA | Autores: Simone dos Santos Silva Pinto (UNEB - Universidade Estadual da Bahia.) ; Priscila Peixinho Fiorindo (UNEB - Universidade Estadual da Bahia.) |
Resumo: Considerando a sociedade contemporânea e, principalmente, a Educação Básica, observamos que os aprendizes têm se mostrado mais introspectivos, individualistas e insensíveis nas relações interpessoais, o que de fato dificulta o processo ensino e aprendizagem. Diante do exposto, o objetivo, aqui, é apresentar uma proposta de intervenção colaborativa, mediada pelo docente, com o gênero música – especificamente o RAP e o samba, em sala de aula, a fim de propiciar o desenvolvimento de habilidades orais e escritas dos estudantes por meio de suas produções poéticas. Paralelamente, a ideia é estimular a criatividade, o afeto e o pertencimento através das atividades desenvolvidas nos poemas e da interação entre os alunos. A fundamentação teórica se baseia em autores como Maslow (1962), Fiorindo e Wendell (2017), além de Mosé (2013) que tratam da criatividade, do afeto e do pertencimento respectivamente, bem como Alves (2005) e Sant’anna (1978) que abordam sobre a utilização da música e do fazer poético como ferramenta para a aprendizagem. A metodologia está pautada em dez oficinas rítmicas e poéticas, aplicadas na Escola Estadual Luiz Navarro de Brito, localizada na cidade de Amélia Rodrigues – BA. Os sujeitos escolhidos são alunos do 1º ano do Ensino Médio, sendo 21 do sexo feminino e 19 do sexo masculino, com idades entre 13 e 17 anos, oriundos da zona urbana e da zona rural do referido município. Os resultados indicam que, ao trabalhar com as músicas e poemas, ou seja, a arte sonora, visual e verbal – oral e escrita, ao mesmo tempo, ocorre o estímulo para novas produções artísticas, contribuindo para a ampliação do repertório linguístico, discursivo e crítico dos aprendizes, na medida em que eles se posicionam por meio das produções poéticas.
Agência de fomento: PROFLETRAS UNEB |
|