Letramentos no ensino médio e os gêneros textuais jurídicos: uma proposta de projeto de trabalho | Autores: Matheus Gazzola Tussi (UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) |
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo propor um projeto de trabalho de gêneros textuais jurídicos no ensino médio, tendo como fundamentação teórica os estudos dos gêneros textuais (Bakhtin; Marcuschi) e os Novos Estudos do Letramento (Street; Lea e Street; Kleiman; Fiad). A metodologia a ser utilizada é a dos projetos de trabalho (Dewey; Kilpatrick; Hernández), que possibilitam o engajamento dos estudantes em práticas significativas em uma visão interdisciplinar. Perspectivas contemporâneas de estudos linguísticos consideram a língua como prática social, cujas características variam conforme o âmbito discursivo, intermediada por contextos diferentes de identidade e poder. A partir disso, o ensino ultrapassa a visão dicotômica entre letrados e iletrados para uma visão que reconhece uma multiplicidade de letramentos. Para dar conta desses multiletramentos, nos currículos escolares aparece uma gama de gêneros textuais considerados relevantes para a educação básica. Entendemos que um âmbito discursivo deixado de lado nessa seleção é o do Direito. Porém, nele encontramos um espaço necessário de construção da cidadania pelo entendimento institucional e legal que propicia ao aluno e que lhe serve de base para sua movimentação social após a escola. Os resultados parciais, obtidos por meio de entrevistas e dinâmicas, indicam grande interesse da comunidade jurídica e dos alunos de ensino médio, que percebem uma lacuna no currículo escolar de efeitos diretos na sua compreensão e atuação no mundo após a escola.
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