Poster
| UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: LEITURA E PRODUÇÃO | Autores: Cícera Jucieli de Souza Cordeiro (UPE - Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte) ; Martina Moura (UPE - Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte) |
Resumo: Resumo: O presente artigo tem como objetivo propor para as aulas de língua portuguesa leituras e produções de textos multimodais utilizando o gênero história em quadrinhos. A partir do interesse pela leitura dessas histórias, os alunos refletirão sobre a riqueza de possibilidades que as mesmas proporcionam e compreenderão a integração dos códigos linguísticos: o visual e o verbal. Assim como, a realização de produções textuais. Este trabalho está relacionado com a utilização de sequência didática nas turmas de 6º ano do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido ancorado no método da sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) como recurso pedagógico que auxilie o professor a despertar no aluno o interesse pela leitura e, consequentemente, compreender o que lê, além de produzir textos adequadamente.e na concepção bakhtiniana de gênero discursivo com elementos para a construção do ensino em sala de aula com base na diversidade de gêneros textuais. Por fim, concluímos que o gênero textual histórias em quadrinhos são recursos capazes de proporcionar uma leitura mais próxima da vivência dos alunos, pois possibilita o diálogo entre diferentes linguagens. Assim sendo, a sequência didática apresenta-se como uma significativa estratégia didático-pedagógica, embora com suas limitações, na identificação e solução de dificuldades dos alunos.
|
|