Discutindo Literatura e Gênero na escola: a experiência do Clube de Leitura Palavra Empoderada no IFPE - Campus Pesqueira | Autores: Thaysa Maria Braide de Moraes Cavalcante (IFPE - Instituto Federal de Pernambuco) |
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência do Clube de Leitura Palavra Empoderada, trabalho de extensão executado no IFPE - Campus Pesqueira, discutindo o papel da literatura na formação do pensamento crítico-reflexivo do aluno-leitor e os desafios que se colocam à efetivação de tal prática no contexto da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. As reuniões do clube, realizadas mensalmente no segundo semestre de 2018, foram organizadas de maneira semiestruturada, tendo sido a coordenadora responsável pela condução das discussões, controle dos turnos de fala, esclarecimento de dúvidas e animação do debate entre os participantes. O tópico central das discussões e norteador da escolha das obras foi o lugar e o papel da mulher na sociedade, em uma perspectiva interseccional, a qual sugere refletir sobre as formas de discriminação a partir da inter-relação de diferentes categorias – de gênero, raça, classe, etc. –, apontando para a base multidimensional dos modos de opressão. O aporte teórico-metodológico de elaboração e execução do clube é dado pelos estudos sobre letramento crítico, a partir, principalmente, do trabalho de Street (2014), sobre círculos de leitura e letramento literário, a partir de Cosson (2018), e das discussões sobre gênero e interseccionalidade, partindo do trabalho de Butler (2003) e de Ribeiro (2017). Defendemos que a experiência, por um viés crítico-reflexivo, que a palavra literária propicia aos leitores-alunos, ao enfatizar o papel ativo destes na (re)construção de sentidos, opera uma transformação mais profunda em sua compreensão de mundo e em seu papel na transformação da sociedade.
|
|