Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Ensino-aprendizagem de PLE: a troca de relatos numa prática colaborativa

Autores:
Samira Possebon do Prado (USP - Universidade de São Paulo)

Resumo:

O estado de São Paulo apresenta um considerável número de alunos estrangeiros regularmente matriculados em escolas estaduais, além de contar com centenas de Centros  de Estudo de Línguas espalhados pelas principais cidades.

A comunicação apresentará um projeto desenvolvido para a dissertação de mestrado do ProfLetras que leva em conta essa realidade. Trata-se de uma prática colaborativa de ensino aprendizagem de línguas que busca favorecer a interação entre os alunos brasileiros que estudam espanhol em um Centro de Línguas e  alunos bolivianos  de uma escola estadual. O objetivo, além de estabelecer a comunicação efetiva entre os aprendizes, é estimular a prática oral da língua,  favorecendo assim sua aprendizagem, como pressupõem os estudos de Marcuschi (1997) e  Antunes (2009).

A proposta parte de uma atividade sequenciada na qual os alunos, depois da leitura de relatos pessoais e discussões acerca da cultura de diferentes povos, trocam áudios, por meio de aplicativos de mensagens, nos  quais abordam questões culturais de seus países e/ou regiões. Intercambiadas as produções, os alunos poderão propor sugestões e correções entre si, utilizando-se  alternadamente da língua materna e  da língua estrangeira na comunicação. Os áudios produzidos serão posteriormente transpostos ao texto escrito e publicados em forma de relatos pessoais na página do Facebook das escolas envolvidas no projeto.