A língua portuguesa nas políticas linguísticas das universidades públicas brasileiras: imaginário(s) em funcionamento | Autores: Larissa Montagner Cervo (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria) |
Resumo: Nesta comunicação, objetivamos refletir sobre o modo como a língua portuguesa é discursivizada em resoluções que instituem as políticas linguísticas a serem desenvolvidas em universidades públicas brasileiras, com vistas a observar o estatuto dado a essa língua e o(s) imaginário(s) em funcionamento. Dedicaremo-nos à análise de pelo menos três documentos que orientam políticas linguísticas, observando a(s) forma(s) de designação empregada(s) e o(s) sentidos(s) pressupostos para a língua portuguesa em meio ao discurso de promoção de internacionalização e de interculturalidade acadêmica. Entendemos, nesse sentido, que há um valor ético significado no modo como as línguas são pensadas nesses documentos e que, em relação à língua portuguesa, há em muitas textualizações a ausência de sentidos de valorização da língua nacional, o que aponta para uma práxis acadêmico-científica que ainda fomenta o monolinguismo. Falar de língua portuguesa como língua estrangeira e adicional é falar de língua nacional? Estamos diante da mesma representação, do mesmo saber, da mesma memória? Além dessas questões, interessa-nos também observar como tais políticas articulam-se com os cursos de licenciatura em Letras das mesmas instituições, uma vez que o modo como as instituições orientam suas políticas linguísticas não pode/deve ser desconectado dos saberes e das políticas que orientam os processos de formação de professores, força motriz do processo de implantação de políticas linguísticas no âmbito acadêmico. O trabalho será desenvolvido sob o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso em sua articulação com a História das Ideias Linguísticas e vincula-se ao projeto “Banco de Políticas Públicas sobre Línguas no Brasil”, que tem como objetivo de constituir um arquivo de políticas públicas sobre línguas em território brasileiro, que contribua para o estímulo e a produção de pesquisa sobre política de língua.
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