Permanências e rupturas nas práticas de professoras alfabetizadoras em formação: reflexões a partir do PNAIC | Autores: Silvana Corrêa Vieira de León (UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS) |
Resumo: O presente estudo vincula-se à pesquisa de mestrado da primeira autora, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS, e se propôs a verificar em que medida a formação continuada oferecida pelo PNAIC se evidenciou nas práticas de ensino de língua materna de professoras que atuam no 2º e no 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi qualitativa, com foco exploratório e descritivo. Para a coleta e análise dos dados foram utilizados os documentos da escola, os cadernos de formação do PNAIC e entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Além disso, foram analisados documentos como o Projeto Político Pedagógico da escola e as fichas de acompanhamento dos alunos dessas turmas. Nesta comunicação, pretendemos apresentar a base teórica que fundamenta a pesquisa, as análises e resultados do que foi desenvolvido, considerando um estudo crítico do material de formação e a percepção das professoras em relação ao ensino de língua e à formação recebida, evidenciada em entrevistas realizadas. Esta investigação na área da Linguística Aplicada, direcionada ao ambiente da escola e ao ensino da língua materna, contribui para o compromisso com a produção de conhecimento que oriente a reflexão de professores alfabetizadores para o entendimento de que o ensino da língua materna vai muito além da simples decodificação de letras ou atividades similares. Como sabemos, ler e escrever são práticas sociais necessárias à entrada na sociedade contemporânea, e a escola é responsável por garantir o acesso a essa aprendizagem.
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