Poster
| ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS EM CONTEXTO ACADÊMICO NA UFRRJ: FOCO NA PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA | Autores: Gisele Cristina de Souza Santos da Silva (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) |
Resumo: O ensino de português para falantes de outras línguas tem sido ampliado no Brasil devido ao processo de internacionalização pelo qual várias universidades vêm passando nos últimos anos. Esse processo tem demandado um ensino do idioma em caráter emergencial visando suprir as necessidades específicas de alunos de programas de graduação e pós-graduação inseridos no contexto acadêmico dos cursos nas universidades brasileiras. O objetivo é apresentar o trabalho desenvolvido nas aulas de produção oral e escrita do português com estudantes estrangeiros de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com foco em textos acadêmicos, mas que, ao mesmo tempo, contemplem o português como língua-cultura (MENDES, 2008). A metodologia baseia-se em uma abordagem comunicativa de uso real da língua por meio de seminários, debates, discussões e produção escrita voltada para textos acadêmicos, possibilitando o desenvolvimento linguístico-cultural do aprendiz. Os resultados fizeram-se notar no tocante ao uso do léxico acadêmico referente à área de atuação dos pós-graduandos, bem como na utilização de estratégias discursivas próprias dos gêneros discursivos acadêmicos. Tem-se observado até então, a partir das experiências com as práticas didáticas vivenciadas, que o aluno aprendente do idioma em contexto emergencial acadêmico necessita de um ensino específico para que seu desenvolvimento possa ser mais efetivo, dando-lhe condições de acompanhar as atividades acadêmicas a ele propostas.
Agência de fomento: UFRRJ |
|