Alfabetização no final do segundo ciclo do Ensino Fundamental: um novo desafio para os graduandos do Curso de Pedagogia | Autores: Daniela Perri Bandeira (UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais) |
Resumo: Este projeto visa propor formas de habilitar os graduandos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), participantes do Programada Escola Integrada, parceria da UEMG com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, para lidar com alunos do 5º ano que, devido a questões familiares, econômicas, socioculturais e metodológicas, não sabem ler e escrever ou desempenham essas habilidades de modo muito precário. Para isso, foram desenvolvidos dois tipos de atividades de capacitação com os graduandos: um para apresentar noções de consciência fonológica, fundamentais para a alfabetização, e reforçar princípios de fonética que auxiliem na compreensão das normas ortográficas e outro para permitir a apropriação da diversidade textual. O princípio básico dessas atividades é promover, simultaneamente, a alfabetização e os letramentos. A expectativa desse projeto é contribuir para que tais graduandos possam: identificar alunos do 5º ano que ainda não dominam o sistema de escrita alfabético; diagnosticar as principais dificuldades em leitura e escrita; rever metodologias que possibilitem a aquisição das competências de leitura e escrita; e contribuir para que esses alunos do 5º ano alcancem a oportunidade de se tornarem alfabetizados. Como referencial teórico, são estudados autores que apresentam textos, pesquisas e materiais didáticos relacionados à área da alfabetização, consciência fonológica e fonética, tais como: Magda Soares, Artur Gomes de Morais, Fernando Capovilla, Luiz Carlos Cagliari, entre outros. Enfim, justifica-se a importância em pensar um projeto que atenda tanto aos bolsistas (monitores da Escola Integrada) como à escola, apontando para a indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão. O projeto consta de muitas etapas relacionadas aos aspectos metodológicos, o que revela sua complexidade, sendo possível apresentar apenas resultados parciais obtidos no período de três semestres, devido à rotatividade de bolsistas do programa, assim como a baixa frequência de alunos nas atividades de reforço propostas neste projeto.
|
|