Laurindo Rabello e a Interculturalidade Moçambicana: “Entre Umbigadas e Lundus uma Performance Artística e Literária” | Autores: Inês Dourado Araújo (UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana) |
Resumo: Esse presente trabalho tem como objetivo levar a discussão para a academia sobre a necessidade de uma teoria que abarcasse o estudo da ancestralidade nas performances culturais marcadas na poética de Laurindo Rabello. Busca-se através deste trabalho o encontro intercultural entre Moçambique e Brasil no tocante aos batuques e as umbigadas no estudo dessas manifestações culturais, como afirma MANHÃES (2014) em “Performances de Umbigada entre Brasil e Moçambique”. Nesse sentido a produção literária do poeta cigano Laurindo Rabello que envolve os lundus faz uma chamada para as culturas populares e a história das tradições orais que envolvem ambos os países. Segundo Giovanni Cirino (2009) ao tratar o momento histórico do nascimento da musica nacional no Brasil é imprescindível mencionar não só os chomeleiros e as bandas de músicas tambem as serenatas e o lundu. Avançando as discussões das relações entre a literatura e a história, cultura e a língua de utiliza-se os estudos de Paul Zhumtor (1996), Rita Olivieri Godet (2016) e Edson Carneiro (1961). Para Zumthor, dissertando sobre a "oralidade pura" como pode ser observado por um etnólogo entre as populaçãoes ditas "primitivas", a operação se estabelece pela voz que carrega a palavra, fazendo parte de uma obra ligado ao gesto, constituindo o ato de transmissão e recepção como gerador da performance.
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