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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR: SUJEITO E REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA

Autores:
Maria Aparecida da Silva Santandel (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Vânia Maria Lescano Guerra (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:

Este trabalho tem por meta refletir como o acontecimento da implantação do Sistema de Planejamento e Diário Online, ocorrido nas escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul - enquanto política de gestão institucional e escolar - contribuiu para o construto identitário dos servidores públicos - Técnicos em Secretaria Escolar, capacitados pelo Programa Profuncionário. Analisamos a materialidade linguística, a partir da escrita virtual postada no Formulário online Google Drive, as possíveis representações desses profissionais, por meio dos discursos e das relações que estabelecem com outros discursos. O corpus envolve recortes discursivos postados durante o acontecimento da implantação do Sistema Oficial de Planejamento e Diário Online, instituído em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino durante o ano de 2014. O campo teórico-metodológico traz a Análise do Discurso de origem francesa, cunhado na arqueogenealogia foucaultiana, cuja epistemologia crítica se pauta nas contribuições advindas das obras de Foucault (2008), Coracini (2007) e Mascia (2001) que consideram a subjetividade, o acontecimento, a memória, os interdiscursos e as relações de poder, bem como na escrita virtual segundo Lévy (1993) e Castells (2013). Os resultados parciais nos levam a entender que a constituição identitária do sujeito técnico, enquanto sujeito que se encontra à margem da educação e da sociedade, é perpassada pela incompletude, pela falta, pelo desejo de ser reconhecido e valorizado. A representação de técnico ideal que habita o imaginário desse sujeito vai ao encontro do(s) discurso(s) que fundamenta(m) a abordagem tecnicista e midiática, presentes nos dizeres das formações do século XXI em que, inconscientemente, há a ilusão de completude e a vontade de verdade aflorada pela memória. Concluímos que essa discursividade é construída por meio de dicotomias que revelam o caráter ideológico de inferioridade da variável do não-docente.


Agência de fomento:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul