Letramentos acadêmicos: desafios e possibilidades para ensinar e aprender a produzir textos na universidade | Autores: Maristela Juchum (UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari) |
Resumo: Admitindo-se que o sucesso dos estudantes em cursos de graduação depende de sua capacidade de compreender e produzir os gêneros que lhes são exigidos na esfera acadêmica, o trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do curso de Psicologia de uma universidade situada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, para o letramento dos estudantes em gêneros acadêmicos. Busca-se entender quais os fatores que contribuem para que os alunos desse curso consigam se engajar com significativa facilidade na escrita, no caso desta pesquisa, na produção de um artigo científico. Defende-se que as práticas de letramento são social e culturalmente situadas, e, como tal, os significados específicos que a escrita assume para um grupo social dependem dos contextos e instituições em que ela foi adquirida. Para atingir os objetivos propostos, dois procedimentos foram adotados: primeiro, foi aplicado um questionário a cinco alunos do curso de Psicologia, matriculados na disciplina de Leitura e produção de texto II, no semestre B do ano de 2017. Depois, analisou-se o artigo científico produzido por cada um desses estudantes no decorrer das aulas dessa disciplina. Os resultados indicam que a familiarização com os gêneros acadêmicos, oportunizada por várias disciplinas no decorrer do curso, contribuiu de forma significativa para que os estudantes conseguissem produzir com sucesso o artigo científico requerido na disciplina de Leitura e produção de texto II. Ainda, os dados também denotam que os alunos conseguiram se engajar nas práticas de letramento acadêmico quando essas passaram a fazer sentido para eles, e a construção do sentido passa necessariamente pelo entendimento da função dos gêneros na esfera na qual circulam. Em outros termos, entende-se que o letramento acadêmico se desenvolve por meio da interação com o outro e com o texto.
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