Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


MULTIMODALIDADE NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA DE UMA ALUNA DO ENSINO MÉDIO

Autores:
Cirana Raquel Vasconcelos Dantas (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Renata Fonseca Lima Fonte (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO)

Resumo:

O trabalho de iniciação à pesquisa contribui para a aquisição de novos gêneros textuais, tanto orais a partir de apresentações em eventos científicos, quanto escritos através da construção dos slides dessas apresentações, da elaboração de relatórios e artigos científicos. Neste estudo, focamos na apresentação de pesquisa com o objetivo principal de analisar os recursos multimodais da linguagem na apresentação de trabalho de iniciação científica de uma aluna do ensino médio em aquisição do gênero textual oral científico. Especificamente, propomos identificar e descrever os recursos multimodais na linguagem científica dessa aluna a partir de uma apresentação em evento acadêmico; bem como refletir sobre a multimodalidade na produção da linguagem científica dessa aluna durante apresentação de pesquisa.  Para tal análise, fundamentaremos na perspectiva multimodal da linguagem, na qual gesto e fala estão integrados na produção de sentido. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso, que teve como sujeito participante uma aluna do Ensino Médio de uma escola da rede particular filantrópica da cidade de Caruaru-PE, que está em processo de aquisição da linguagem científica a partir de seu envolvimento no trabalho de iniciação à pesquisa. O procedimento de coleta de dados adotado envolveu filmagens e, para análise proposta, foram transcritos a produção vocal, as marcações prosódicas da fala, os gestos e o direcionamento do olhar durante a produção da linguagem científica. Os resultados mostraram que o gesto dêitico de apontar, a produção vocal e as modificações prosódicas constituíram os recursos multimodais da linguagem da produção do discurso científico, sendo relevantes para atrair a atenção dos ouvintes que assistiam à apresentação da pesquisa de iniciação científica.