Poster
| INTERPRETANDO A COMPOSIÇÃO DO ESPAÇO VISUAL DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA MULTIMODALIDADE | Autores: Alex Marcelo da Silva Araujo (UPE - Universidade de Pernambuco) |
Resumo: O presente estudo objetiva analisar a composição do espaço visual de textos multimodais da esfera publicitária. Assim, propomo-nos a fazer uma análise da natureza multimodal presente no gênero anúncio publicitário e compreender os novos formatos de leitura fomentados pelos gêneros multimodais. Dessa forma, buscamos mostrar as contribuições que a Linguística Sistêmico-Funcional, a Gramática do Design Visual e a Composição do Espaço Visual podem trazer para o ensino de Língua Portuguesa. Os textos multimodais têm-se tornado cada vez mais pauta das discussões traçadas pela Linguística Textual, pela Linguística Aplicada e pela Semiótica, isso porque os gêneros multimodais fomentam novos formatos de leitura que precisam ser trabalhados na sala de aula com vista a promover o desenvolvimento de habilidades e competências comunicativas nos alunos. Sendo assim, é de extrema urgência trazer uma discussão para o ensino de Língua Portuguesa centrada nos gêneros multimodais tão próximos dos alunos e dos professores da Escola Básica, destacando a necessidade de se incluir questões de multiletramentos nos programas escolares. Nesse ínterim, o corpus dessa pesquisa é formado por quatro anúncios publicitários, portanto, o presente trabalho é de caráter qualitativo e exploratório e traz como arcabouço teórico as postulações da Halliday e Matthiessen (2004), Kress e van Leeuwen (1996, 2006) e Painter, Martin e Unsworth (2013). Por fim, pôde-se observar com a análise dos anúncios publicitários que os elementos verbais e visuais não se excluem nem se isolam, ao contrário, estão intrinsecamente articulados e interagem constantemente para a construção de significados. Com efeito, ficou claro que o estudo do texto na perspectiva multimodal suscita a necessidade de pensar em novas maneiras de produzir o conhecimento e preparar o aluno para a complexa dinâmica do mundo imagético em que vivemos.
|
|