Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O PAPEL DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA DIVULGAÇÃO E ACOMODAÇÃO DE CINCO OBRAS DE POESIA INFANTIL BRASILEIRA

Autores:
Raquel Cristina Baêta Barbosa (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais) ; Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo:

Este trabalho é parte da tese de doutorado: “A circulação de cinco obras clássicas da poesia infantil brasileira: análise de possíveis estratégias literárias e editoriais para a acomodação e permanência das obras dentro e fora do contexto escolar”. O objetivo específico é identificar qual o papel desempenhado pelos livros didáticos de Língua Portuguesa, destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental e pertencentes às diferentes edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no circuito de comunicação das cinco obras de poesia infantil: O menino poeta (1943), de Henriqueta Lisboa, Ou isto ou aquilo (1964), de Cecília Meireles, Pé de Pilão (1968), de Mario Quintana, A arca de Noé (1970), de Vinicius de Moraes e É isso ali (1984), de José Paulo Paes. Para a construção da pesquisa foram utilizados pressupostos da História do livro, da Literatura Infantil Brasileira e do Circuito da Comunicação (DARNTON) das obras literárias, com o intuito de compreender quais são os agentes que colaboram para a manutenção da circulação das obras, em diferentes versões, ao longo dos anos. Para a realização da coleta e análise de dados foram selecionadas coleções aprovadas nas edições do PNLD de 2001 a 2019. Com as análises identificamos que a presença das obras nos livros se faz em dois polos: o primeiro é através da escolarização do texto literário, ou seja, ele é utilizado para leitura e interpretação, bem como para introduzir conceitos gramaticais, o segundo se faz pela divulgação e incentivo à leitura literária. Constata-se que os livros didáticos são uma das condições para a permanência e acomodação das obras, uma vez que parte delas estiveram presentes, de forma recorrente, no corpus investigado, constituindo-se, também como uma forma de legitimação e reconhecimento de sua qualidade e importância para a literatura infantil brasileira.