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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Memória, identidade, cultura, toponímia e outros olhares: resultados iniciais da aplicação das oficinas didáticas na educação básica

Autores:
Karylleila dos Santos Andrade Klinger (UFT - Universidade Federal do Tocantins)

Resumo:
  1. Toponímia, na área dos estudos da Linguística, tem como escopo o estudo dos nomes de lugares, baseia-se, entre outros aspectos, na etimologia e nos dados léxico-semânticos dos nomes próprios de lugares (elementos físicos e humanos). É fundamental compreender esses nomes a partir dos diferentes significados, olhares e áreas de atuação, pois, por se organizarem de maneira dinâmica, constantemente (re)inventam-se no tempo e no espaço, sobrepondo-se a valores socioculturais, identitários, linguísticos, econômicos, políticos e religiosos. No nosso entender, reconhecemos o nome de lugar como sendo um patrimônio linguístico e cultural, testemunho de uma comunidade. Materializado e corporificado, ele é um produto e o reflexo social e cultural da cosmovisão de um grupo. Nesse sentido, apropriando-se de uma abordagem de caráter interdisciplinar e inovadora, partimos do princípio de repensar e reavaliar, com outros olhares, novas posturas, novos comprometimentos, o estudo dos nomes de lugares  aplicados na educação básica. O objetivo desta comunicação é apresentar os resultados iniciais de propostas didáticas, aplicadas em escolas do ensino fundamental e médio de três escolas do município de Palmas. Essas oficinas ilustram possíveis diálogos que podem ser estabelecidos entre a disciplina Toponímia e o ensino. Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa: Toponímia e Ensino, do Atlas Toponímico do Tocantins ATT. 

 


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