O USO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL E LETRAMENTO DIGITAL | Autores: Lyedja Symea Ferreira Barros (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Manoel Alves Tavares de Melo (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) ; Fábia Sousa de Sena (UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA) |
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar como o uso do aplicativo WhattsApp pode tornar-se uma importante ferramenta pedagógica para desenvolver a capacidade de produção textual dos alunos da educação básica, além de estimular a pesquisa e o letramento digital. O WhattsApp é um software que apresenta uma interface atrativa e descomplicada, podendo ser utilizado para troca de mensagens instantâneas de texto, vídeos, áudios e imagens. O recurso oferece grandes potencialidades de uso pedagógico no letramento digital do nosso educando. A prática está baseada na concepção interacionista do desenvolvimento humano, que concebe a aprendizagem como processual e socialmente mediada. A fundamentação teórica está baseada nos postulados de Bakhtin (2003), além de estudiosos como Rojo (2013), Gomes (2016), Moran (2013), Coscarelli (2016) entre outros, que norteiam a análise das estratégias utilizadas para integrar as tecnologias às atividades práticas em sala de aula. Assim, tendo em vista a aceitabilidade do referido aplicativo pelo público jovem, a pesquisa demonstrou que o trabalho em sala de aula, com o uso do Whatsapp, contribui para a motivação dos discentes quanto à produção textual em língua portuguesa, utilizando as tecnologias móveis, tornando, assim, o processo da escrita mais atrativo e motivador para o aluno, que é nativo digital e utiliza as tecnologias no seu dia a dia.
|
|