ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM REDAÇÕES ESCOLARES | Autores: Paulo Henrique da Silva Santos (UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA) |
Resumo: Este trabalho, situado no quadro teórico da Linguística Textual e da Linguística Aplicada, analisou um corpus composto por dez textos dissertativo-argumentativos. Esses textos foram escritos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio, turno noturno, de uma escola da rede pública estadual de Jequié, cidade do interior da Bahia, situada na região sudoeste. As redações compunham a avaliação processual da disciplina Redação e versavam sobre a AIDS, doença sexualmente transmissível. A objetivo geral da pesquisa foi identificar os operadores argumentativos, utilizados como recurso linguístico para a estruturação e encadeamento da argumentação, e entender os aspectos semânticos envolvidos no uso desses operadores, buscando verificar os impactos causados por eles no processo de direcionamento do sentido. Para tanto, utilizou como pressupostos teóricos alguns conceitos de Texto, Semântica Argumentativa, Coesão/Coerência e Operadores Argumentativos de autores importantes para área como Ducrot (1972), Koch (1992, 1997, 2000, 2004), Kleiman (1992), Mira Mateus (1983) e outros. Quanto à questão da metodologia, foram utilizados suportes metodológicos da pesquisa qualitativa etnográfica baseada na análise de corpus constituído e no embasamento através de um referencial teórico norteador conforme já mencionado acima. Com essa metodologia adotada, foram encontrados dezessete diferentes tipos de operadores (KOCH, 2004), perfazendo um total de cento e dezesseis ocorrências em todo o corpus. A fim de analisar o efeito semântico das ocorrências de cada tipo no corpus, considerou-se onze classes semânticas. Desse modo, após essa análise semântico-pragmática dos usos dos operadores argumentativos nos textos, chegou-se à conclusão (parcial porque é um estudo a ser mais aprofundado), de que há usos excessivos e indiscriminados de operadores mais genéricos e raros usos de operadores considerados essenciais para argumentação e convencimento de acordo com a prescrição da literatura. Salienta-se que não foi propósito investigar fatores extralinguísticos.
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