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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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As implicações do contexto bilíngue para o processo de aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos

Autores:
Bruna Crescêncio Neves (IFSC PHB - Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Palhoça Bilíngue )

Resumo:

Este trabalho apresenta os principais resultados da minha tese de doutorado e teve a orientação da professora Dra. Ronice Müller de Quadros. Tal pesquisa investigou as implicações do contexto bilíngue para o aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Para isso, realizou-se um estudo de caso a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de três instrumentos de pesquisa – entrevistas, questionários e avaliações – e contamos com a participação de dez sujeitos surdos. O referencial teórico baseia-se nos estudos de segunda língua para surdos (GOLDIN-MEADOW e MAYBERRY, 2001; SALLES, 2007; BROCHADO, 2003; QUADROS e SCHMIEDT, 2006), na Teoria da Interdependência Linguística (CUMMINS e SWAIN, 1986; CUMMINS, 1981; 1986; 2002), bem como os fatores explorados por tal perspectiva teórica, como a relevância da primeira língua; motivação e atitude linguística; interação com a segunda língua e contexto de ensino e aprendizagem. Portanto, a partir do embasamento teórico mencionado, analisaram-se os dados das entrevistas, questionário e avaliação para avaliar de que forma o contexto de ensino e aprendizagem pode impactar no desenvolvimento da aprendizagem da segunda língua por alunos surdos. A análise identificou quatro aspectos relacionados ao contexto de aprendizagem: (a) desenvolvimento gradativo da segunda língua; (b) mudança de atitude linguística; (c) aumento da motivação para o aprendizado da LP e d) reconhecimento da condição de aprendiz de segunda língua. Além disso, evidenciou a relação intrínseca entre a língua de sinais e o aprendizado da segunda língua, a relevância do papel do professor de segunda língua e a importância de outros fatores. Os resultados do presente estudo alinham-se às pesquisas desenvolvidas na área e pretende lançar novos olhares para o Ensino de Língua Portuguesa para surdos e contribuir para a consolidação de uma proposta didático-pedagógica para o ensino de segunda língua para surdos.


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