REPOSITÓRIO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: tecnologia em prol do ensino contextualizado | Autores: Renata Teixeira da Silva (FAPAM - Faculdade de Pará de Minas) |
Resumo: Na Didática do Português como língua materna, tem-se notado gradativo aumento nas exigências que concernem às competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes no decorrer da vida acadêmica. Muitas dificuldades encontradas por docentes e estudantes para um melhor desempenho residem na falta de contextualização no processo de ensino-aprendizagem. Daí a necessidade da promoção de um ensino contextualizado, que perpassa o universo cultural dos estudantes, conforme propõem Salomão (2006) e Sequeira (2012). Partindo da consideração de que manuais didáticos têm sido utilizados como textos instrucionais monolíticos e desconectados das diferentes realidades vividas pelos estudantes – Silva (2006:142) – e de que as tecnologias da informação e da comunicação se mostram como instrumentos aptos à otimização da prática pedagógica – Ferreira (2010:47) –, trata o presente estudo de uma ferramenta, idealizada por esta autora, para promoção do ensino contextualizado: o Repositório de Ensino da Língua Portuguesa – RELP. Ainda em fase embrionária, tal plataforma, disponível em ambiente web a ser acessada pelos docentes, deverá constituir um imenso banco de dados on-line alimentado por professores de diferentes realidades e contextos partilhando informações valiosas entre si. Uma vez inserido e acessado um plano de aula, projeto, atividade, vídeo ou qualquer outro material cujo upload tenha sido feito na plataforma, isso é computado e monetizado para levar ao seu autor uma contraprestação financeira pela contribuição. Até o momento, não há instituições financiando o projeto autoral. Além da ressignificação de sua prática pedagógica, o RELP mostra-se como uma possibilidade extra de renda para os docentes interessados em contribuir, sendo este um agente motivador para sua constante alimentação e atualização. O impacto disso no ensino-aprendizagem do Português L1 é a promoção de aulas que dialogam com a realidade dos estudantes, atendendo a uma necessidade premente: o reconhecimento de seu papel como sujeitos nesse processo.
Agência de fomento: Não há |
|