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| Alternância entre passiva sintética e passiva analítica em textos acadêmicos do Português Europeu | Autores: Eneile Santos Saraiva (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Júlia Lessa dos Santos (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Morgana Pinheiro Albuquerque Kropf (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) |
Resumo: Nesta pesquisa do Projeto PREDICAR (Formação e expressão de predicados complexos), busca-se analisar a alternância entre usos oriundos de pareamentos forma-função: [SN Predicador complexo com Vauxiliar de voz passiva (SPgenérico/indeterminado)]predicação com participante indutor desfocalizado/fora de cena e [Predicador-SE SN]predicação com participante indutor desfocalizado/fora de cena. Tais padrões construcionais serão investigados em textos acadêmicos portugueses. O principal objetivo do trabalho é averiguar o estatuto dessa variação e o que afeta o acionamento de um ou outro padrão. A hipótese inicial é a de que a microconstrução [Predicador-SE SN]predicação com participante indutor desfocalizado/fora de cena, na modalidade escrita, é bastante usada na organização do discurso acadêmico português. Resultados preliminares apontam que algumas variáveis podem interferir na alternância em exame, tais como: tipo de estado de coisas, tipo de construção de estrutura de participantes/argumentos, estrutura finita ou não-finita do predicador, estatuto semântico do SN, polaridade, gênero textual (resumo, artigo), área científica (humanas e tecnológica) e recorte temporal. Para a análise dos dados levantados, recorrem-se aos pressupostos teóricos e metodológicos do enfoque socioconstrucionista (TRAUGOTT & TROUSDALE, 2013; GOLDBERG, 1995, 2006; LABOV, 2010; MACHADO VIEIRA, 2016; WIEDEMER & MACHADO VIEIRA, 2018). Estimamos obter, com base em tratamento qualitativo e quantitativo de dados do uso, um mapeamento que colabore para uma perspectiva funcional sobre a variação em estudo.
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