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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LEITURA LITERÁRIA NA AULA DE PORTUGUÊS PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO

Autores:
Angela Maria da Costa E Silva Coutinho (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO) ; Andréa da Motta Monteiro ()

Resumo:

De maneira geral, nos  livros didáticos atuais direcionados ao ensino  de Português no Ensino Médio,  a arte literária é pouco representada. O que se encontra são  fragmentos  organizados sequencialmente  em  perspectiva  histórica. O estudo privilegia uma repetitiva sistematização de características.  A experiência da arte, do texto poético na sala de aula, deve visar à ultrapassagem dessa fragmentação e, em paralelo,  desautorizando uma  escolha que privilegia trechos de  obras denominadas canônicas.   Tais  trechos, na maior parte dos casos,  se ajustam  ao  esquema histórico construído na forma  de periodização  e justificam o citado    elenco de características. No entanto, nada dessa metodologia contribui para a formação de leitores e nem mesmo para  sustentar a  compreensão   do que seja  a literatura enquanto arte.  A presente comunicação  propõe  que  o procedimento da  leitura do texto literário na sala de aula seja  em diálogo com estratégias  de  ensino  ancoradas nas ideias relativas à  experiência propostas por Larrosa (2017); no que sistematizou Cosson (2014) visando à  formação de uma comunidade de leitores  literários e  nas discussões de Soares (2017) acerca da escola transformadora. Portanto, para além do livro didático, propõe-se a leitura, na aula de Português, de textos literários  integrais de escritores  e escritoras contemporâneos em diálogo  com os da tradição. Selecionam-se poemas da música popular, temas e escritores africanos, afro-brasileiros e indígenas. Além disso, sistematiza-se a  leitura e a compreensão dos gêneros lírico, narrativo e dramático com atenção voltada para suas especificidades poéticas. Almeja-se que o estudante do Ensino Médio conclua esta etapa de sua formação tendo usufruído da  experiência poética, do direito à literatura, conforme ensina Antonio Cândido. Tem-se constatado um franco interesse pela disciplina a partir da experiência da leitura.