LEITURA LITERÁRIA NA AULA DE PORTUGUÊS PARA ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO | Autores: Angela Maria da Costa E Silva Coutinho (IFRJ - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO) ; Andréa da Motta Monteiro () |
Resumo: De maneira geral, nos livros didáticos atuais direcionados ao ensino de Português no Ensino Médio, a arte literária é pouco representada. O que se encontra são fragmentos organizados sequencialmente em perspectiva histórica. O estudo privilegia uma repetitiva sistematização de características. A experiência da arte, do texto poético na sala de aula, deve visar à ultrapassagem dessa fragmentação e, em paralelo, desautorizando uma escolha que privilegia trechos de obras denominadas canônicas. Tais trechos, na maior parte dos casos, se ajustam ao esquema histórico construído na forma de periodização e justificam o citado elenco de características. No entanto, nada dessa metodologia contribui para a formação de leitores e nem mesmo para sustentar a compreensão do que seja a literatura enquanto arte. A presente comunicação propõe que o procedimento da leitura do texto literário na sala de aula seja em diálogo com estratégias de ensino ancoradas nas ideias relativas à experiência propostas por Larrosa (2017); no que sistematizou Cosson (2014) visando à formação de uma comunidade de leitores literários e nas discussões de Soares (2017) acerca da escola transformadora. Portanto, para além do livro didático, propõe-se a leitura, na aula de Português, de textos literários integrais de escritores e escritoras contemporâneos em diálogo com os da tradição. Selecionam-se poemas da música popular, temas e escritores africanos, afro-brasileiros e indígenas. Além disso, sistematiza-se a leitura e a compreensão dos gêneros lírico, narrativo e dramático com atenção voltada para suas especificidades poéticas. Almeja-se que o estudante do Ensino Médio conclua esta etapa de sua formação tendo usufruído da experiência poética, do direito à literatura, conforme ensina Antonio Cândido. Tem-se constatado um franco interesse pela disciplina a partir da experiência da leitura.
|
|