Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Intervenções pedagógicas no processo de escrita: compreendendo enunciados

Autores:
Victoria Moraes Ramos (IFRS - CAMPUS RESTINGA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Restinga)

Resumo:

O estudo em desenvolvimento pretende analisar e intervir através de atividades pedagógicas no processo de escrita de estudantes de Ensino Médio Integrado do Campus Restinga - IFRS, em Porto Alegre. O Programa de Avaliação Internacional de Alunos (PISA), em 2015, constatou que 50,99% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível 2 (considerado o nível mínimo esperado). O projeto PRALER: Projeto de Avaliação e Prática de Leitura do Campus Restinga - IFRS, também em 2015, apresentou resultados muito próximos ao PISA, o que torna o aprimoramento da capacidade de compreensão leitora dos estudantes da instituição uma prioridade para o estudo desenvolvido neste trabalho. Através de testes aplicados, objetiva-se identificar a(s) dificuldade(s) do estudante, coletar e analisar dados referentes ao seu nível de compreensão leitora, realizar intervenções para aplicação de sequências didáticas elaboradas de acordo com a(s) dificuldade(s) do estudante, buscando aprimorar a compreensão leitora e detectar, através de testes, os resultados obtidos com as intervenções. A partir de quesitos utilizados por indicativos da educação na área de leitura (SAEB e PISA), desenvolvemos critérios próprios para a avaliação dos estudantes que, assim como os instrumentos, contam com níveis. Optamos por seis níveis, sendo que o primeiro exige competências básicas e o último busca detectar habilidades mais complexas. Para a avaliação dos estudantes, serão utilizados dois testes: pré-teste e pós-teste. Os dados coletados até o momento estão sendo utilizados para o direcionamento da elaboração de atividades, contemplando a individualidade de cada estudante. 

Referências:

OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Brasil no Pisa 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. Disponível em: . Acesso em: 07/08/2018.


Agência de fomento:
PIBEN IFRS.