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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ensino de literatura de língua portuguesa para hispânicos - propostas e reflexões

Autores:
Rejane Queiroz Gonçalves (PUC - Pontificia Universidad Comillas )

Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de abordagem do ensino de literatura de língua portuguesa para estrangeiros, especificamente os de língua materna castelhana, e refletir sobre os resultados obtidos desde a implementação de um projeto com tais características na Espanha. A criação de oficinas literárias voltadas ao público hispânico, a escolha de temas ou gêneros literários e a confecção de um manual didático para alcançar esse fim são os objetos de interesse desta comunicação. Embora o texto literário possua enquanto material didático várias potencialidades, há quem reprove o seu uso em aulas de língua não materna. A ambiguidade do texto literário e a forma com que a língua é usada nele são vistos como impedimentos para a sala de aula estrangeira. Carlos Reis salienta que a ambiguidade é própria de toda a linguagem verbal e que esta não é um obstáculo ao processo comunicativo, senão algo que enriquece o leitor desafiando-o a descobrir os múltiplos sentidos de um texto, seja literário ou não. Segundo o autor, “a obra [literária] não se apresenta, pois, acabada ou fechada, tanto do ponto de vista formal como, sobretudo, no que toca aos significados que envolve, cabendo ao leitor cooperar na reconstrução de formas e sentidos em aberto”. (REIS, 2003: 127) Além disso, sabemos que a aprendizagem em geral e a aprendizagem de línguas em particular estão relacionadas com a forma como o sujeito percepciona o mundo, pois é a partir da sua visão que o sujeito aprende, e a aprendizagem será muito mais rica se se possibilita o diálogo entre diferentes visões desse mesmo mundo, o que o texto literário pode proporcionar. Em suma, o ensino de literatura pode ampliar e potenciar a relação do aluno estrangeiro com esse mundo que lhe apresentado por meio da língua não materna e estabelecer enriquecedoras relações interculturais.