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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Da produção escolar à escrita acadêmica: uma experiência com alunos recém ingressantes na Universidade Federal do Amapá

Autores:
Suzana do Espírito Santo Barros (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá )

Resumo:

O presente trabalho traz à baila uma amostra dos resultados do projeto de extensão “Programa em Letramento Acadêmico”, desenvolvido na Universidade Federal do Amapá, com o objetivo de apresentar e instrumentalizar os alunos que estavam em processo de transição do Ensino Médio para o Ensino Superior, onde serão exigidos quanto à produção de textos da esfera acadêmica, com os quais não estavam familiarizados. O projeto assume uma perspectiva de que a leitura e a escrita são práticas sociais que variam segundo contexto, cultura e gênero (Barton; Hamilton, 1998; Street, 1984, 1985). Assim, adotamos o conceito de sociorretórica de gêneros defendido por Swales (1990; 2004) e Motta-Roth e Hendges (1996). Desse modo, a metodologia adotada considera a perspectiva de movimentos retóricos, os quais permitem a visualização de estruturas esquemáticas de gêneros. Apresentamos, neste trabalho, os resultados referentes à produção do gênero “resumo acadêmico” produzido por uma turma do curso de jornalismo com 20 alunos recém-ingressos no nível superior. A partir de um texto escrito, os alunos produziram um primeiro resumo, sem orientação do professor, usando apenas o conhecimento que detinham da produção do gênero. Após a aula teórica sobre o processo de escritura de um resumo acadêmico, a turma reescreveu seu primeiro texto, fazendo as devidas adequações aos movimentos retóricos comumente usados na produção desse gênero. Com isso, constamos que as 20 produções iniciais eram apenas um resumo do conteúdo (com partes extraídas do próprio texto lido), já na segunda produção, 14 textos atenderam as orientações de produção conforme os movimentos retóricos. Portanto, a ação inovadora do projeto mostra a necessidade de garantir que o aluno leia e escreva com certa autonomia os gêneros discursivos com os quais terão contato por toda sua formação acadêmica.