DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COLOCACIONAL A PARTIR DE REDAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I | Autores: Elaine Cristina Ferreira de Oliveira (UNESP - UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA) |
Resumo: O objetivo desta pesquisa é descrever, por meio do arcabouço teórico da Linguística de Corpus (SINCLAIR, 1991; MEYER, 2004; MCENERY, 2006), corpora de aprendizes (TRIBBLE, 1990; GRANGER, 1998; GRANGER; HUNG; PETCHTYSON, 2002) e colocações (ORENHA-OTTAIANO, 2012, 2016) como os discentes do Ensino Fundamental I utilizam as colocações em suas redações escolares. Esta investigação faz parte do Grupo de Pesquisa “Pedagogia do Léxico, da Tradução e Linguística de Corpus”, devidamente catalogado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, além de integrar uma das propostas do projeto guarda-chuva “A compilação de materiais didáticos e glossários especializados baseados em corpora e sua contribuição para uma Pedagogia do Léxico e da Tradução”, desenvolvido na UNESP de São José do Rio Preto. Assim, descreve as investigações sobre os CRAEF ‒ Corpora de Redações de Aprendizes do Ensino Fundamental, provenientes de escolas municipais da cidade de Votuporanga, no noroeste paulista. Metodologicamente, a fim de possibilitar as análises colocacionais, utiliza o software WordSmith Tools (SCOTT, 2012), versão 6.0, com o intuito de observar quais colocações e como estas ocorrem nas redações dos alunos. A partir das análises em corpora, foi proposta a elaboração de atividades didáticas para o desenvolvimento da competência colocacional dos alunos no Ensino Fundamental I.
|
|