Poster
| DIFERENÇAS NO LÉXICO DA PERIFERIA X CENTRO: RESULTADOS DE CORPORA DE APRENDIZES INFANTIL | Autores: Elaine Cristina Ferreira de Oliveira (UNESP - UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA) |
Resumo: O presente trabalho tem como embasamento teórico-metodológico a Linguística de Corpus (SINCLAIR, 1991; MEYER, 2004; MCENERY, 2006) mais especificamente investigações sobre coleta de redações de alunos, também chamado de Corpora de aprendizes (TRIBBLE, 1990; GRANGER, 1998; GRANGER; HUNG; PETCHTYSON, 2002). Tem como objetivos principais verificar se há variação lexical das redações escritas pelos alunos; se tais alternâncias são significativas nos textos de cada aluno e demais análises correlatas acerca do léxico destas tessituras. Para atingir estes propósitos, analisamos 240 redações, escritas por 60 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais, uma localizada na periferia de Votuporanga e outra situada na área central da mesma cidade, que compõem nosso Corpus de Aprendizes de Redações do Ensino Fundamental (CAREF). De posse destes dados, realizamos as análises por meio do programa WordSmith Tools, observando as palavras-chave e o léxico disposto nas redações. Lexicalmente, o bairro em que vivem (centro ou periferia) influenciou parcialmente a escrita, posto que somente nos temas 02 e 04 pudemos diferenciar a visão as crianças possuem da cidade de Votuporanga, assim como as relações sociais retratadas no tema Solidariedade. Por todo o exposto, alicerçado em um estudo voltado à análise de produções escritas de aprendizes, é possível desenvolver trabalhos interdisciplinares de profundidade crítica e que proporcione reflexões significativas para os estudantes.
|
|